domingo, 8 de junho de 2014

Relogio da Rotina

Relógio de rotina
Este recurso de baixa tecnologia pode ser trabalho com alunos com TEA, que apresentem dificuldade em se organizar. Podendo ser utilizado na sala de AEE, sala de aula e em casa.




   
O relógio de rotina utiliza fichas do boardmaker que simbolizam as atividades a serem realizadas, no inicio de cada atendimento o professor de AEE monta junto com o aluno a rotina do atendimento naquele dia, após encaixar as figuras móveis o relógio é pendurado na parede e ao término de cada atividade o aluno vai até o relógio e muda o ponteiro para atividade seguinte.
Com esse recurso o aluno pode antecipar a rotina e organizar-se sabendo o que irá acontecer após cada atividade, auxilia também a diminuir a ansiedade e por consequência aumenta a concentração na realização das atividades.


4 comentários:

  1. Bruna este recurso possibilita aprimorar vários seguimentos na rotina da criança com TGD ajudando até a identificar o que ela deseja no momento.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito Bruna, já conhecia este seu recurso (relógio) da sala do AEE que com certeza foi muito significativo para a antecipação das atividades para os alunos com TGD. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Sou suspeita para falar, pois foi com você que aprendi mais sobre o relógio de rotina e suas aplicações, o que possibilitou um maior desenvolvimento dos alunos TGD, atendidos neste AEE. E como sempre falei, sou fã deste trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Sou suspeita em falar do relógio de rotina, pois pude presenciar na prática sua aplicação e foi com você que aprendi a utilizá-lo e como sempre disse, sou fã do seu trabalho e através disso, pude continuar sua aplicação nos atendimentos do AEE e na sala de aula.

    ResponderExcluir