sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O Atendimento Educacional Especializado


          Com o surgimento das políticas de educação inclusiva e a criação das salas de recursos multifuncionais, o professor de educação especial que antes tinha como opção de campo de trabalho as escolas ou classes especiais, agora tem como opção trabalhar na escola de ensino regular e ganhou uma nova função, a de professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), cabe ao professor de AEE trabalhar com os alunos publico alvo da educação especial tendo como principal objetivo fornecer os recursos necessários sejam estes pessoais ou materiais que possibilitem ao aluno ter condições de acesso ao conhecimento na sala de ensino regular. É função do professor de AEE avaliar quais os recursos irão auxiliar-lo neste processo, confeccioná-los e aplicá-los confirmando se seu uso acarretará benefícios ao aluno no processo de construção/aquisição de conhecimento.

Cabe a este profissional orientar todos os profissionais da unidade escolar no que diz respeito ao aluno, como por exemplo, explicar para a merendeira sobre a necessidade de uma alimentação pastosa de um aluno com paralisia cerebral. Orientar o professor de sala de aula sobre o uso dos recursos e auxiliá-lo nas possíveis duvidas em relação ao aluno, visando sempre promover e potencializar o seu aprendizado.
É muito importante que antes de iniciar o atendimento, a realização do estudo de caso, é por meio deste que o professor pode conhecer o seu aluno suas potencialidades e dificuldades, sua relação familiar e sua vida escolar. É preciso lembrar sempre que cada aluno é único, independente da sua deficiência é um indivíduo que trás consigo a sua bagagem cultural e esta é construída de acordo com os ambientes em que o mesmo esta inserido.
O plano de AEE é essencial para que seja feito um trabalho de qualidade, é neste que estão colocados os objetivos a serem alcançados e quais atividades e recursos serão aplicados visando alcançar os mesmos. É este que orienta as ações e intervenções do professor com determinado aluno. Cada atividade deve pensada, preparada e elaborada de acordo com as necessidades do mesmo.

Portando o Atendimento Educacional Especializado veio para auxiliar o processo de inclusão visando complementar o ensino regular, dando condições de acesso e permanência do educando publico alvo da educação especial na escola de ensino comum.

4 comentários:

  1. Muito bom o seu texto Bruna um ponto importante que você citou é que o aluno é ÚNICO, isso o professor de sala tem que compreender, pois muitas vezes querem comparar com os demais que não tem qualquer diagnóstico, principalmente na hora de avalia-lo.
    Parabéns!!!
    Cleusa

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  2. Bruna o processo de inclusão está "acontecendo " há muito tempo e está amparado legalmente,cabe a todos que atuam com a educação de modo geral repensar,reavaliar e pedir ajuda aos professores do AEE que atuam nas escolas do Ensino Regular,cabe a todos da escola fazer sempre o melhor para todos os alunos(com ou sem deficiência),caso o educando apresente alguma deficiência seus professores devem procurar apoio e orientação aos profissionais do AEE, que estão nas escolas para dar o suporte necessário aos professores de sala de aula.

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  3. O papel do professor é importante como disseste, e as orientações dadas, mas também é importante a parceria com o professor de ensino regular, pois sem esta parceria, o trabalho fica prejudicado. Prejudicando na verdade o acesso ao conhecimento deste aluno. E o plano realmente deve ser pensado, para sanar as dificuldades deste aluno.

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  4. O estudo de caso é de extrema importância para conhecer a realidade do aluno e assim poder trabalhar de acordo com suas necessidades. Como você citou acima ele "orienta as ações e intervenções do professor com determinado aluno, onde cada atividade deve ser ser pensada, preparada e elaborada de acordo com as necessidades do mesmo".

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