quarta-feira, 22 de maio de 2013

PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA


PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA

Nome do Cursista: BRUNA GOMES DOS SANTOS COSTA
Número da Turma: AEE2013 T06a SC Florianópolis
Estado / Município Polo: Florianópolis
Estado / Município Abrangência: Palhoça
Nome da Escola: ESCOLA BÁSICA GUILHERME WIETHORN FILHO
Estado / Município da Escola: Palhoça
Data(s) da realização da pesquisa: 09/05/2013

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.( )
2.( )
3.( )
4.( )
5.( )
Mais que 5.( X ) Quantas? 9
2. Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim ( X ).
Não ( ). Quantas salas faltam? ___________

3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos de 10.
( )

Entre 10 e 20.
(X )

Mais de 20.
( )
Quantos? ____

4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?
  • A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
( )
  • A formação do professor específica para o AEE.
( )
  • A demanda de alunos.
(X)
  • Outros. Especifique: __________________
( )
________________________________________
DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA

5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
( X )
Rede Estadual.
( )

6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.


Tem na escola
Não tem na Escola

São usados nas SRM
Não são usados nas SRM
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...

X



X

Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...


X



X
Ponteira de boca ou de cabeça

X


X
Tesoura mola
X


X

Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais

X



X

Plano inclinado
X



X
Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física


X




X

Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.



X





X

Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.


X




X

Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.

X



X

Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos





Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz
x




x



Teclados virtuais com varredura

X


X
Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas



X






X
Colméia de acrílico para teclado
X



X
Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade



X




X
Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular



X




X
Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......



X




X
Mouse com plug para entrada de acionador

X



X

Monitor de tela de toque

X


X
Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz


X



X
Software leitor de tela
X



X
Software de OCR para leitura de texto impresso


X



X
Software para ampliação de tela
X


X

Reglete

X


X
Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais


X



X
Caderno para escrita ampliada

X


X
Lupa com luz, manual ou de mesa

X


X
Lupa sem luz, manual ou de mesa
X



X
Lupa eletrônica
X



X
Guia para assinatura

X


X
Máquina de escrever em Braille

X


X
Impressora Braille

X


X
Sorobã

X


X
Calculadora com retorno auditivo

X


X
Bengalas dobráveis

X


X
Relógio com retorno auditivo ou relevo


X



X
Jogos com sinalização em Braille ou relevo

X



X


Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez

X



X

Sistema FM

x



CDs ou softwares em libras e português

X



X

Dicionário em libras
X


X

Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.
X


X


7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.

  • Oferece o AEE.
(X)
  • Promove formação continuada de professores de AEE.
( )
  • Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
( )
  • Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
( X )
  • Orienta as famílias.
( X )
  • Estabelece parceria com outros setores na comunidade.
( )
  • Outras. Especifique:
( )
____________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Em relação aos alunos que freqüentam a sala de recursos multifuncionais:
  • Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? 2
  • Quantos são de outras escolas? 3

9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim ( ). De que forma?
Não ( X ). Por quê?
A Escola Guilherme Wiethorn Filho, está reformulando o PPP, no qual irá entrar a oferta do AEE, pois o Pólo foi aberto em abril de 2012.
10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
1: para as ações que já foram realizadas
2: para as ações que estão em andamento
3: para as ações que ainda serão realizadas
X: Caso não identifique nenhuma adequação

  • Construção ou adequação de rampas.
x
  • Adequação de banheiros.
x
  • Sinalização sonora.
x
  • Alargamento de portas.
x
  • Sinalização visual.
x
  • Sinalização tátil.
x
  • Nenhuma adequação.
(X)
Outros. Especifique:

__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Atendimento Educacional Especializado aos alunos com deficiência, assessorias nas escolas onde os alunos freqüentam o ensino regular, produção de material, orientação as famílias e encaminhamentos para outros setores quando necessário.

12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?
Não ( ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________

Sim ( x). Em que?
Na autonomia, no acesso ao conhecimento, nas relações sociais e interpessoais.

13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
São realizadas acessorias semanais ou quinzenais para realizar as orientações , avaliar as necessidades do aluno e construir as adequações e adaptações necessárias para que o mesmo tenha condições de acesso ao conhecimento. Buscando sempre um trabalho conjunto entre os professores de sala e AEE.
14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
A família assina um termo de compromisso comprometendo-se a trazer o aluno para o atendimento, recebe e solicita orientações para auxiliar o mesmo em casa, visando sempre oportunizar ao aluno o acesso ao conhecimento.
15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
  • No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
(X)
  • No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
( )

  1. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário